A técnica de drenagem linfática é uma massagem com manobras específicas, lentas, superficiais e rítmicas, com objetivo de retirar elementos rejeitados pelas células e acelerar o sistema linfático a retirar a linfa (liquido). Ela também tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa (excesso de fluidos dos tecidos e dos órgãos) pelo sistema circulatório.
Vamos entender mais como tudo isto funciona?
Como dito anteriormente, a drenagem linfática tem como principal objetivo ajudar a recolher o liquido (linfa) que não conseguiu retornar para o sistema circulatório, ajudando então a reduzir o edema. A linfa é importante no transporte de nutrientes, remoção de fluidos e proteínas em excesso e também na prevenção do inchaço do corpo. O sistema linfático serve para manter as células irrigadas e drenar as toxinas, restos do processo de metabolismo, ajudando a manter o equilíbrio da hidratação nas células. Isso estimula o sistema linfático a trabalhar de forma mais contínua e fluida, de forma a mobilizar a linfa até os gânglios linfáticos (órgãos responsáveis pela limpeza de toxinas e defesa do organismo). Quando há problemas de circulação da linfa, ocorre a celulite (que também aparece por má alimentação e falta de exercícios físicos). Por isso, a técnica de drenagem linfática é uma ótima opção para o tratamento de FEG (fibroedema geloide).
A drenagem linfática é diferente de outras técnicas de massagem, por não produzir vasodilatação arteriolar superficial (hiperemia) e por utilizar pressões manuais bastante suaves e lentas. Portanto, massagem e drenagem são duas técnicas distintas. É importante enfatizar ainda que a drenagem linfática não gera dor e eritema, pois este segundo é decorrente do aumento do aporte sanguíneo local.
Para quem é indicada a Drenagem Linfática?
Pode ser indicada para pessoas que apresentam retenção de líquidos, má circulação, dor nos membros inferiores, cólicas menstruais, tratamento de acne, celulite, período gestacional e para aqueles que buscam relaxamento. Por mais que seja uma técnica com muitos benefícios é importante ficar atento as contraindicações.
A drenagem linfática não é indicada para pacientes que apresentarem:
Insuficiência renal;
Trombose;
Hipertireoidismo;
Infecções agudas;
Insuficiência cardíaca;
Asma brônquica grave e não tratada.
Por isso a importância de procurar um profissional capacitado para realizar a técnica.
Como potencializar os benefícios da Drenagem Linfática?
1) Hidratação
Quanto mais você tiver hidratado, menor vão ser as chances de ter retenção de liquido e má circulação.
2) Alimentação saudável
Importante buscar ter uma alimentação mais saudável possível. Evite ingerir doces, frituras, bebidas alcoólicas. Vale a pena também incluir mais fibras na sua alimentação, pois isso melhora o trânsito intestinal e com isso há uma melhora também na retenção de líquidos.
3) Atividade física
A atividade física sempre ajuda, especialmente na drenagem linfática. Ao contrário do sistema circulatório o sistema linfático não tem uma bomba propulsora (coração), para colaborar com o retorno da linfa, por isso o sistema linfático é dependente de nos movimentarmos.
Agora que você já conhece sobre a técnica e todos os benefícios que ela traz ao seu corpo, experimente fazer a sua primeira sessão! Fale conosco!
Comente se você já utilizou esta técnica e como foi sua experiência.
Comments